quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dias de déjà vu

O projeto Símbolo do Meu Bairro, depois de um período de reformulação, está de volta. E volta em um momento muito interessante para o bairro Lagoinha. As obras de duplicação (reduplicação? quadruplicação?) da Avenida Antônio Carlos estão a todo vapor. Muitos moradores devem estar sendo assolados por aquela estranha sensação de 'déjà vu'.

"Já não vivemos isso antes?"

De fato, as atuais obras da grande avenida trazem à tona tristes recordações de quando os primeiros quarteirões da Lagoinha foram sendo varridos do cenário urbano. Eram os anos 40 e o 'progresso' estava apenas chegando. E agora? Depois de quase 70 anos, a idéia de progresso ainda é a mesma? É lamentável pensar que não houve nenhuma evolução no modo de tratar a cidade. Ainda hoje, na primeira década do século XXI, não se é possível incluir a preservação do patrimônio no planejamento urbano.

Escrevo não só como parte de uma equipe de pesquisa no bairro Lagoinha, mas sobretudo como alguém que viu a casa de seus bisavós ser botada a baixo para que mais carros possam circular.

E cantamos mais uma vez.... Adeus Lagoinha adeus.

Nenhum comentário: